Quais são os agentes químicos presentes em postos de combustíveis?

Quais são os agentes químicos presentes em postos de combustíveis?
3 minutos para ler

Entender quais são os agentes químicos presentes em postos de combustíveis permite que você cuide devidamente do seu estabelecimento e evite danos à saúde dos trabalhadores, dos clientes, bem como prejuízo material e financeiro.

Além do mais, existem leis e regulamentações que obrigam o proprietário a cuidar devidamente desses aspectos, a fim de evitar prejuízos ao meio ambiente ou mesmo ocorrências mais graves, como explosões.

Neste post, vamos abordar os principais pontos para que você esteja atento e seguro sobre o que deve ser feito. Continue lendo e saiba mais!

Riscos presentes em postos de combustíveis

A Norma Regulamentadora número 20 (NR20) determina uma série de protocolos que permitem que você cuide bem do estabelecimento, das pessoas presentes e demais incidentes e acidentes que podem ocorrer em seu posto de gasolina. Alguns aspectos disso estão presentes no uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), que envolvem os seguintes materiais para os trabalhadores:

  • boné, máscara respiratória e óculos de proteção;
  • macacão confeccionado de brim ou algodão;
  • calçados (botas) de borracha;
  • avental e luvas de PVC.

Porém, os cuidados não param por aí e você ainda deve prestar atenção a outros riscos constantes existentes em seu posto de gasolina. Abaixo, vamos explorá-los em detalhes. Prossiga com a leitura!

Incêndio

Não só os combustíveis como álcool, gasolina e diesel são altamente inflamáveis, mas também os produtos utilizados em carros, como óleo e materiais de limpeza. Os funcionários precisam ser devidamente treinados para lidar com isso, a fim de evitar incêndios, desperdício de material ou danos à própria saúde.

Emissão tóxica

Itens essenciais em um posto, como a gasolina, contêm hidrocarbonetos aromáticos em sua composição, como Benzeno, Tolueno, Xilenos e Etilbenzeno. Por esse motivo, é essencial que os trabalhadores estejam devidamente protegidos da constante exposição a esses agentes químicos.

Isso também permite que os clientes estejam em segurança enquanto circulam pelo posto de gasolina. Daí a importância dos EPIs citados anteriormente e devido treinamento dos funcionários.

Explosão

Todo posto deve ter marcações e espaço necessário para os veículos circularem em segurança e evitarem não só atropelamentos, como explosões. Afinal, a batida de um carro em movimento sobre um tanque é algo passível de acontecer e extremamente danoso a todos os envolvidos. Você deve estar atento a isso e configurar um ambiente seguro para todas as pessoas que circulam diariamente pelo posto de gasolina.

Como pode ver, a tarefa de garantir a segurança de todos é algo bastante complexo e minucioso. A melhor forma de fazer isso é contando com empresas de ciência e tecnologia, como a SOLUTECH. Aqui, nós ajudamos com os ensaios quantitativos dos agentes químicos presentes em seu estabelecimento para propiciar a você, aos seus trabalhadores e clientes, um local adequado para a realização das diversas atividades existentes em um posto de gasolina.

Se gostou de saber quais são os agentes químicos presentes em postos de combustíveis e quer que seu estabelecimento esteja de acordo com a norma e bem protegido, entre em contato conosco. Temos as soluções que seu posto de gasolina precisa para atuar dentro das regulamentações e prosperar nesse ramo.

Você também pode gostar

Deixe um comentário