EPIs coronavírus: veja como os equipamentos de proteção ajudam na prevenção da doença

EPIs coronavírus
4 minutos para ler

O medo de fazer parte das estatísticas de infectados pelo coronavírus atinge a população. Com o retorno dos trabalhos presenciais, a tensão fica ainda maior, tendo em vista o contato frequente com diferentes pessoas. Para tranquilizar e proporcionar bem-estar aos colaboradores, é preciso que as empresas adotem algumas medidas de proteção, como utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) contra o coronavírus. 

Alguns outros exemplos são disponibilizar álcool em gel 70%, tapete sanitizante e manter o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas. Neste artigo, vamos explicar sobre os principais EPIs contra o coronavírus e a importância da prevenção. Boa leitura!

Importância da prevenção de doenças no trabalho

Os locais de trabalho oferecem riscos à saúde e à segurança do trabalhador, seja por lidar com substâncias químicas, seja pelo alto nível de estresse, ou ainda devido a outros fatores. Por isso, existem algumas maneiras de evitar e minimizar esses riscos.

Podemos citar como exemplo os EPIs, que sempre foram importantes e, inclusive, são obrigatórios no ambiente de trabalho, de acordo com a Norma Regulamentadora Nº 6. Cada setor e cada cargo necessitam de EPIs diferentes uns dos outros, mas todos têm a intenção de evitar acidentes e doenças ocupacionais.

Cenário da Covid-19 

Nos últimos meses, o mundo foi surpreendido com a pandemia do coronavírus. No início de outubro deste ano já haviam sido notificadas à OMS mais de 1 milhão de mortes decorrentes do vírus, somando todos os países.

Para evitar a transmissão e proteger os colaboradores, é preciso que as empresas adotem algumas medidas de proteção no retorno ao trabalho presencial. Dessa forma, as pessoas estarão mais seguras e produzirão melhor.

Certamente, cada ramo de atividade terá um grau de exposição diferente: profissionais que atuam em contato direto com o público precisarão de mais cuidados do que alguém que trabalha sozinho em um escritório, mas todos precisam ter consciência e adotar os protocolos necessários.

EPIs recomendados 

Máscara

Quanto ao uso de máscaras, a portaria n.º 20 emitida pelo governo federal define que deve ser mantido o uso de máscara cirúrgica ou de tecido. No entanto, ela não substitui o uso de máscara para proteção respiratória, nos casos em que seja indicado.

As máscaras devem ser disponibilizadas para todos os funcionários, devendo ser substituídas pelo menos após três horas de uso ou quando estiverem úmidas ou sujas. Assim como todos os EPIs, devem ser higienizadas corretamente após o expediente de trabalho.

Proteção facial do tipo viseira plástica

Um estudo divulgado pela revista de medicina JAMA concluiu que a viseira facial — ou face shield — reduz a exposição viral, tendo em vista que, com a máscara, protege grande parte do rosto, que é tido como maior porta de entrada para o vírus no nosso organismo. Para atividades realizadas em postos fixos de trabalho que não tenham divisórias, a portaria n.º 20 fala que os indivíduos devem adotar o uso destas viseiras ou de óculos de proteção.

Luvas, avental e gorro

Para os profissionais dos serviços de saúde, em especial nos locais onde há o atendimento a casos suspeitos, os cuidados devem ser ainda maiores. O Ministério da Saúde define que devem ser utilizados:

  • luvas e avental impermeável — por técnicos de enfermagem, médicos, profissionais de limpeza, entre outros profissionais que atuem a menos de 1 metro dos pacientes;
  • gorro — em procedimentos geradores de aerossóis e no manejo de pacientes críticos.

É importante adotar as medidas de segurança e entender a eficiência da proteção dos EPIs contra o coronavírus. Se todos seguirem as recomendações, as atividades presenciais podem ocorrer com maior tranquilidade e sem o receio de a pandemia piorar.

Quer ficar por dentro de outros conteúdos sobre prevenção no ambiente de trabalho? Siga-nos nas redes sociais. Estamos no LinkedIn e no Facebook!

Você também pode gostar

Deixe um comentário