Ergonomia no trabalho home office: 4 práticas que vão te ajudar

ergonomia no trabalho home office
3 minutos para ler

Você sabe como manter a ergonomia no trabalho home office? Essa modalidade de contrato ganha cada vez mais espaço e os empregados, principalmente, aqueles que ainda não estão habituados a essa forma de prestar serviços podem encontrar algumas dificuldades.

Uma das principais é a ergonomia, que garante conforto durante o trabalho e evita o desenvolvimento de lesões devido a problemas de postura ou por meio da repetição de movimentos.

Desse modo, essa é uma medida importante para evitar acidentes de trabalho e garantir a saúde e segurança. Quer saber mais? Então confira as dicas que separamos!

1. Tenha apoios corretos para o corpo

Entre os problemas mais comuns que surgem referentes a ergonomia no trabalho home office são as dores no corpo. Por isso, é fundamental ter bons apoios para as costas, os cotovelos e o pescoço, para ajudar a manter a postura correta e evitar lesões.

Além disso, é preciso que a altura da mobília seja adequada, então invista em uma escrivaninha de qualidade e uma cadeira confortável, desenvolvida para atividades profissionais. Caso necessário, busque equipamentos complementares, como almofadas cervicais e apoios para os pés.

2. Faça pausas e alongamentos

É bastante comum permanecer na mesma posição por longos períodos durante as atividades ou realizar movimentos semelhantes de forma recorrente. Porém, isso colabora com o desenvolvimento de lesões, causando dores e desconforto.

A dica para evitar problemas e manter a ergonomia no trabalho é fazer pequenas pausas e alongamentos. Caminhe um pouco e faça exercícios para os ombros, pulsos, coluna e pescoço. A prática ajuda a diminuir as tensões nos músculos, além de ajudar com a redução do estresse e na melhora da postura durante o trabalho.

3. Deixe o monitor na altura dos olhos

Se você trabalha com telas, é importante que a parte superior do monitor fique na altura dos olhos e a, pelo menos, 50 centímetros do seu rosto. Se a altura da mesa não for adequada para isso, existem equipamentos que podem ser utilizados para que ele fique mais alto.

Também é importante verificar como é a incidência de luz no monitor: ela não deve fazer sombras ou reflexos, pois isso dificulta a visualização e, a longo prazo, prejudica a visão do trabalhador. Além disso, também pode tornar o trabalho mais cansativo e atrasar as tarefas.

4. Mantenha o ambiente ventilado e iluminado

O espaço deve ter uma boa iluminação para que você tenha facilidade de enxergar todos os materiais utilizados, com uma intensidade que deixe o ambiente confortável para a leitura e demais atividades.

Outro cuidado para manter a ergonomia é o conforto térmico. O local deve ter uma boa ventilação e temperatura agradável, preferencialmente com janelas para ajudar na circulação natural do ar.

Aplicar essas dicas de ergonomia no trabalho home office trará diversos benefícios para o dia a dia dos colaboradores, com a redução dos riscos físicos, como dores e desconforto ou mesmo lesões. Além disso, aumentará o conforto e, consequentemente, a produtividade.

Então, gostou das nossas dicas? Conhece outras práticas importantes para o home office? Compartilhe com a gente nos comentários!

Você também pode gostar

Deixe um comentário