A importância do EPI: saiba como conscientizar seus colaboradores

importância do epi
4 minutos para ler

As normas de segurança e medicina do trabalho têm o objetivo de proteger os trabalhadores e reduzir os riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Assim, é fundamental que as empresas compreendam a importância do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e saibam como conscientizar os empregados sobre essa medida.

O empregador tem a obrigação de fornecer gratuitamente os EPIs adequados para os riscos existentes no ambiente de trabalho e fiscalizar o seu uso pelos trabalhadores, que devem aplicar as medidas de segurança indicadas pela empresa.

Neste conteúdo, você aprenderá as principais dicas para conscientizar os colaboradores sobre a importância do EPI e cumprir a legislação. Ficou interessado no assunto? Acompanhe!

Ofereça treinamentos sobre a importância do EPI

Uma das principais medidas para conseguir incentivar o uso de EPIs pelos colaboradores é oferecer treinamentos e capacitações sobre segurança do trabalho. Neles, o empregado aprende mais sobre os riscos existentes no ambiente, as possíveis consequências e as medidas de proteção que devem ser adotadas.

Vale destacar que esses treinamentos são uma obrigação do empregador prevista na Norma Regulamentadora 6, que trata dos EPIs. Nesse momento, também é necessário esclarecer o modo correto de utilizar, higienizar e armazenar os equipamentos de proteção.

Para isso, você pode contar com empresas especializadas para oferecer cursos e palestras ou organizar os treinamentos internamente. O importante é que eles sejam adequados para esclarecer todos os temas necessários para que os empregados compreendam a necessidade dos EPIs e como usá-los.

Tenha uma CIPA ativa na empresa

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é obrigatória em todas as empresas que contam com mais de 20 empregados. Porém, é comum que ela exista apenas para cumprir os requisitos legais, sem que tenha uma atuação ativa na empresa.

No entanto, considerando que uma de suas funções é a prevenção de acidentes, é fundamental que a comissão tenha atuação na empresa, com medidas de conscientização de trabalhadores e busca por práticas que garantam mais segurança no ambiente de trabalho.

Dê exemplos aos colaboradores

O exemplo é sempre fundamental para que os colaboradores entendam qual deve ser seu posicionamento durante o trabalho.

Por isso mesmo, é essencial que os líderes tenham atenção redobrada em relação a todas as medidas de segurança, principalmente quanto ao uso dos EPIs sempre que eles realizarem atividades com risco ou acessarem os ambientes que exijam a utilização de equipamentos de proteção exigidos pela empresa.

Caso contrário, muitos colaboradores podem sentir que essa é uma medida dispensável, dificultando a aplicação efetiva das medidas necessárias para eliminar os riscos.

Fiscalize o uso dos equipamentos

Por fim, uma medida essencial para demonstrar a importância do EPI é fiscalizar corretamente o uso dos equipamentos pelos colaboradores. Tendo em vista que essa é uma obrigação contratual que eles assumem perante o empregador, o descumprimento dessa regra é passível de penalidades.

Assim, ao identificar empregados que não seguem as medidas de segurança, é importante que os responsáveis apliquem as ações previstas na legislação, como advertência, suspensão do contrato e demissão por justa causa, sempre considerando a gravidade e a reincidência da conduta.

Seguindo essas dicas para conscientizar os colaboradores a respeito da importância do EPI, sem dúvidas a sua empresa terá mais facilidade para colocar em prática todas as medidas de segurança do trabalho para proteger os empregados e atender à legislação trabalhista.

Se você gostou dessas dicas e quer saber mais sobre o tema, assine agora mesmo a nossa newsletter e receba as atualizações do blog diretamente em seu e-mail!

Você também pode gostar

Deixe um comentário