Marketing Digital e Segurança do Trabalho: o guia completo

Marketing digital e segurança do trabalho
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Marketing Digital e Segurança do Trabalho: já pensou em como esses dois fatores se relacionam? Toda empresa precisa estar presente nos meios virtuais, já que o público tem recorrido cada vez mais a esses recursos para encontrar serviços. Quem trabalha com segurança ou saúde dos trabalhadores não é uma exceção.

O marketing vai ajudar na construção do seu posicionamento e na comunicação com os clientes. Com ele, é possível descobrir como utilizar as mídias sociais e os buscadores online da melhor maneira. Trata-se de um conjunto de estratégias que trazem praticidade, tanto para a empresa quanto para os consumidores.

No seu nicho, é fundamental oferecer bons serviços, de promoção, de melhorias, de apoio ao público e de prevenção. O marketing vai ajudar a tornar essas prestações mais visíveis para o público. Ficou interessado nesse assunto? Então, continue a leitura!

O que é marketing e o que tem a ver com a Segurança do Trabalho?

Marketing, de forma geral, é um conjunto de estratégias voltadas à promoção de produtos e de serviços. É um recurso poderoso para empresas de qualquer segmento, inclusive para a área de segurança e de saúde. Existem diversos tipos de marketing, cada um com as suas características. 

Na Segurança do Trabalho, um conceito relevante é o chamado endomarketing. Suas estratégias podem ser utilizadas para conscientizar as pessoas sobre a importância de seguir as normas e de utilizar os devidos equipamentos. Por meio de palestras, divulgações internas e outras ações, é possível informar a gestores e a funcionários como e por que seguir as regras, além de manter a atenção a possíveis sinais de problemas. 

Outro modelo de grande valor, agora voltado ao público externo, é o de Marketing Digital. Ele vai ser o nosso foco no post de hoje, com destaque para dicas e benefícios. Vamos lá!

Qual a importância do Marketing Digital para as empresas?

Para conquistar os seus clientes, uma empresa precisa oferecer qualidade. Isso é ainda mais relevante na área da Segurança no Trabalho, já que envolve questões tão sérias, como a própria vida dos funcionários. Além de todos os cuidados, do compromisso com a ética e de serviços adequados, é importante saber como tornar o negócio visível e como se portar com o público. Para isso, o Marketing Digital é um forte aliado.

Esse campo do marketing é composto por ações e estratégias de comunicação voltadas especialmente para os meios digitais. Ele visa a alcançar o público a partir de plataformas, como sites e redes sociais, adequando-se às suas particularidades.

Atualmente, toda empresa precisa estar nesses meios, já que são cada vez mais utilizados pelos seus possíveis clientes. O marketing vai ajudar, assim, a se comportar de maneira adequada nessas mídias. As suas estratégias permitem criar um bom posicionamento, encontrar a melhor forma de divulgar os seus serviços e de conversar com o público.

A maioria das ações parece simples, mas elas podem fazer grande diferença para uma empresa. A fim de se aproximar, é preciso saber como as pessoas se comunicam nesses veículos. Para um maior sucesso de vendas, é necessário identificar quando, como e onde anunciar. O marketing vai permitir otimizar o uso da internet, trazendo diversos benefícios. Mostraremos alguns deles mais à frente.

Quais são os benefícios do Marketing Digital? 

Já deu para ter uma ideia de como o Marketing Digital faz a diferença, inclusive para empresas de Segurança do Trabalho, certo? Listamos alguns dos seus benefícios para explicar melhor como ele funciona e o seu papel atualmente. Confira!

Facilita as buscas do cliente

Com o Marketing Digital, o cliente pode buscar por serviços a qualquer hora. O site, o blog e os posts nas redes sociais sempre estarão lá, permitindo que ele conheça os seus conteúdos no momento em que desejar.

Ele pode fazer isso de casa e já ligar ou enviar uma mensagem, iniciando o contato de forma simples e prática. As facilidades da internet são um dos grandes motivos de ela ser cada vez mais utilizada pelos consumidores. Por isso, é essencial que uma empresa esteja nesse canal.

Torna a empresa visível

Não basta apenas criar um site e esperar que as pessoas cheguem até você. As empresas estão cada vez mais presentes no virtual e, sem as estratégias certas, a sua pode não ser tão encontrada em meio à concorrência. O Marketing Digital utiliza ações para torná-lo visível, melhorando o ranqueamento no Google e a potência das redes sociais. 

É tudo uma questão estratégica. O marketing envolve a descoberta das melhores redes a serem usadas, o emprego correto de palavras-chave no blog e as hashtags adequadas, entre outros exemplos. Ele também pode ajudar a alcançar objetivos, como um maior número de vendas ou a conscientização das pessoas. Aliás, saber quais são os seus propósitos é um fator importante na criação de uma estratégia.

Utiliza ações de baixo custo

Grande parte das ações de Marketing Digital tem baixo custo para a empresa. Algumas são até mesmo gratuitas, como postar um conteúdo em suas redes sociais. Outras já envolvem alguns gastos, como anúncios no Instagram. De modo geral, porém, fica fácil organizar as ações de acordo com o orçamento disponível. É possível ter visibilidade sem extrapolar os seus recursos, não afetando o investimento na qualidade de seus serviços e em seus colaboradores.

Permite mensurar resultados

Os resultados do seu Marketing Digital são facilmente mensuráveis. Existem softwares, aplicativos e ferramentas próprios para isso, ajudando a verificar se as estratégias têm os resultados esperados. Esses recursos permitem averiguar, por exemplo, quantas pessoas clicaram em links a partir das redes sociais, informando sobre o andamento de um anúncio. É fundamental saber quais indicadores serão avaliados em cada caso e em cada ação. 

Erros acontecem, mesmo na elaboração de estratégias. Nem tudo vai ocorrer sempre conforme o esperado, por isso, é importante acompanhar. Caso uma ação não tenha atingido o retorno desejado, é possível revê-la e repensar o que fazer.

Permite levar conhecimento para as pessoas

Parte importante do Marketing Digital é a produção de conteúdo. Isso não se restringe a propagandas, anúncios e posts que falam diretamente da sua empresa ou dos serviços oferecidos. Trata-se de falar sobre assuntos relevantes para o seu público, levando em conta as necessidades e os interesses de quem você quer alcançar, sem se esquecer do seu nicho. Levar conhecimento e informação, além de apenas anúncios, ajuda a se aproximar do público e gerar engajamento.

Ajuda a mensurar a qualidade dos seus serviços

Como comentamos, de nada adianta ter um bom Marketing Digital sem oferecer um serviço de qualidade. Mesmo que os clientes sejam atraídos, eles perceberão que não obtiveram os resultados prometidos e isso comprometerá a imagem da empresa. Assim, é preciso ter qualidade. 

Os recursos digitais ajudam a acompanhar o desempenho do seu trabalho e a verificar a satisfação do público. Você pode ver o que as pessoas comentam sobre a empresa, a nota que atribuem nas avaliações do Google e se mencionam os seus serviços em sites de reclamação. Mostre aos seus clientes que a empresa está disposta a ouvir as suas opiniões, responda comentários e ajude, se for preciso. 

Na Segurança do Trabalho, esse acompanhamento é fundamental, pois é uma das ações necessárias para averiguar se o serviço conseguiu proporcionar a proteção e a preservação dos consumidores.

Como trabalhar o Marketing Digital na área de Segurança do Trabalho? 

Agora, você já sabe o quanto o Marketing Digital é importante, inclusive na sua empresa! Bom, então, vamos dar algumas dicas de como ele deve ser aplicado, utilizando-o da forma certa. Um plano de marketing envolve pesquisa, planejamento e execução. Seguem, abaixo, alguns dos pontos principais. Vamos lá?

Conheça o seu público

Quem você deseja alcançar? Qual público é o foco da sua empresa? No caso da Segurança do Trabalho, o público pode ter aspectos diversos, pois pode contemplar empresas de diferentes segmentos, por exemplo. Mesmo assim, é importante traçar as suas personas. Sim, você pode ter mais de uma, mas lembre-se de que ter muitas caracteriza um risco, apesar de ser tentador. 

Personas são personagens que representam o seu cliente ideal. Para construí-las, é importante conhecer o seu público, os seus objetivos, os desejos, os desafios e os hábitos, entre outros fatores. Esses conhecimentos vão auxiliar na sua estratégia de marketing, identificando, por exemplo, quais são as redes sociais mais utilizadas por potenciais clientes, quais os melhores horários para postar conteúdos e qual a linguagem adequada.

Pesquise o mercado, defina a sua marca e posicione-se

Mercado e concorrência são outros pontos que influenciam o marketing. Estude o momento atual do seu segmento e veja como a concorrência está se portando. Isso é bem importante para definir a sua estratégia.

Além desse olhar para fora, no entanto, também é essencial definir a sua marca e saber qual a sua identidade. Isso ajuda muito a descobrir como se posicionar em qualquer forma de comunicação.

Saiba quais são os seus objetivos

Definir objetivos é importante para uma maior eficiência do marketing. Eles podem acompanhar o período e as necessidades da empresa, por exemplo, além de levar em conta o público, os concorrentes e o momento do mercado. Talvez a maior demanda agora seja a atração de clientes, por exemplo, então, será importante desenvolver estratégias que trazem visibilidade para a empresa. 

Saber o que se quer alcançar é importante para definir os conteúdos e as outras estratégias de marketing. Os objetivos podem mudar conforme as prioridades da empresa. Assim, o tipo de conteúdo mais publicado e as ações desempenhadas podem ser alteradas. Não há nada de errado nisso, mas é importante tomar cuidado com a forma como essas transições serão feitas. 

Os objetivos podem ser de prazos mais curtos ou mais longos. É necessário defini-los de maneira racional, levando em conta as condições da companhia e os demais fatores que interferem. Trace, assim, as metas que levarão ao propósito. Vale lembrar, ainda, que ter um foco não significa abandonar todas as outras ações. 

Tenha um planejamento e um cronograma

Um planejamento é fundamental. As metas, que conduzem ao objetivo, devem ser realistas e mensuráveis. Definir indicadores e prazos é muito importante, mas tenha em mente que imprevistos acontecem. O planejamento pode ser alterado e adaptado conforme as necessidades.

Outro ponto fundamental é um cronograma. Ele ajuda a organizar quando cada postagem será feita, equilibrando os conteúdos. É possível prepará-los com antecedência e programar a sua publicação. Também é importante acompanhar o tempo e os resultados de cada ação, verificando se elas estão atingindo os resultados dentro do prazo esperado. O cronograma também pode ser alterado.

Crie ou revise os seus canais online

Agora, você já sabe onde e como se comunicar com o seu público, a partir das pesquisas da primeira dica. Você também sabe quais são os seus objetivos e, com essas informações, pode traçar as estratégias de marketing. Bom, então, chegou o momento da ação! É hora de criar o seu site e os seus perfis nas redes sociais. Se a empresa já tem tudo isso, é importante fazer uma revisão para ajustá-los às estratégias. Um blog também pode ser um recurso poderoso.

Faz toda a diferença que o seu site e o seu blog sejam responsivos. Isso contribui muito para a experiência dos visitantes, permitindo que acessem e naveguem com conforto, seja qual for o dispositivo utilizado. Também vale adotar versões que ajudam na velocidade do carregamento das páginas, além de se preocupar com a segurança dos usuários, claro. 

Crie conteúdos relevantes e atualize os seus canais

Como já foi comentado, é importante oferecer conteúdos relevantes, seja nas redes sociais, seja no blog, seja no e-mail marketing. Claro que, para prevenir acidentes de trabalho e promover qualidade de vida, a atuação direta de profissionais qualificados na empresa é necessária.

No entanto, o seu blog pode dar dicas que complementem os cuidados com a saúde e a segurança do trabalho, por exemplo. Ajude as suas personas em suas demandas e mostre a importância de seguir as normas e de se preocupar com os colaboradores. Gerar conteúdos interessantes ajuda a engajar o público com a sua empresa. 

É fundamental, ainda, manter os conteúdos do blog e das redes atualizados, para evitar perder o público. Isso não significa sobrecarregar o feed dos seguidores, mas preservar uma frequência boa e adequada das publicações.

Utilize estratégias de SEO

O SEO (Search Engine Optimization), ou otimizador dos motores de busca, é um conjunto de estratégias do Marketing Digital que visa a auxiliar no ranqueamento das suas publicações. Com algumas ações específicas, é possível se adaptar melhor aos algoritmos e ser mais facilmente encontrado.

É importante utilizar o SEO, por exemplo, nas postagens do blog. Entre as estratégias, estão o uso de palavras-chave, o anexo de links para outras postagens e o acréscimo de materiais de multimídia, como vídeos e fotos. Claro que tudo isso deve ser feito com equilíbrio e coerência, de forma que faça sentido e não torne o conteúdo confuso ou desagradável. Nada de exageros!

Além dessas dicas, você também pode se informar mais sobre e-mail marketing, funil de vendas, CTA e outras estratégias. Esperamos tê-lo ajudado a compreender a relação entre Marketing de Conteúdo e Segurança do Trabalho, mostrando como esses fatores podem se conectar.

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