Descubra quais são os riscos ocupacionais no processo de soldagem

riscos ocupacionais no processo de soldagem
4 minutos para ler

Descobrir quais são os riscos ocupacionais no processo de soldagem permite que você crie um ambiente de trabalho seguro e saudável aos profissionais da área. Isso é muito importante em fábricas, indústrias e oficinas, onde tais processos costumam ser corriqueiros.

Se você vem tentando entender quais são os riscos ocupacionais no processo de soldagem, mas ainda tem dúvidas, não se preocupe. A partir das informações a seguir, você terá melhor compreensão sobre essa questão. Continue lendo e aprenda!

Quais são os principais riscos ocupacionais no processo de soldagem?

No processo de soldagem, vários materiais nocivos são soltos no ar e materializados em pequenas partículas (aerodispersóides) que podem se alojar no aparelho respiratório humano. Isso ocorre porque o contato do metal com outro material sólido do mesmo tipo acompanhado de aquecimento (alta temperatura) e, em seguida, a solidificação por meio da fusão ocasionada pelo calor, que libera pedaços minúsculos de metal no ar, que são igualmente solidificados em meio a esse processo.

Além disso, não é só a inalação de fumos metálicos que oferece riscos à saúde humana. Outros problemas também precisam ser resolvidos para que se tenha um ambiente de trabalho seguro e produtivo. A seguir, vamos explorar em detalhes. Acompanhe!

Exposição a ruídos

Bom, para além da máquina de solda, que já produz ruído por si só e que é agravado quando em contato com o metal, deve-se levar em conta o tempo em que o trabalhador fica exposto a esse agente físico e a própria paisagem sonora de seu local de trabalho.

Em outras palavras, quando se está em uma fábrica, indústria ou oficina e há constante atividade de maquinários ou mesmo de intensa atividade humana no local, isso contribui para uma maior exposição ao ruído, que pode ser danosa se não houver os devidos cuidados, como o uso de protetor auricular.

Danos aos olhos e pele

As partículas do metal que são lançadas ao ar, bem como a própria luminosidade intensa da solda, podem causar danos aos olhos e pele. Não é à toa que o uso de máscaras cobrindo toda a face, luvas e macacões é algo tão comum em ambientes nos quais o processo de soldagem ocorre de forma contínua.

Inalação de fumos metálicos

Conforme adiantamos neste artigo, a inalação de fumos metálicos é um dos problemas mais graves por ser algo carcinogênico. Novamente, a máscara entra como possibilidade de reduzir essas partículas de metal que ficam soltas pelo ar e podem ser facilmente inaladas se não houver a devida proteção. Por isso, o melhor remédio continua sendo a prevenção.

Postura desconfortável

Considere que quem trabalha com soldagem e materiais pesados, como o metal, pode facilmente ter desgastes físicos, como problemas na coluna e articulações. Por isso, é essencial que as cadeiras, mesas de soldagem e demais materiais que permitirão o conforto e devida ergonomia do trabalhador estejam presentes onde ele exercer sua função.

Riscos de acidentes

Pegando o gancho no que foi explicitado acima, trabalhar com solda e materiais pesados envolve uma série de riscos de acidente. Desde a faísca que sai da soldagem, podendo causar incêndios ou explosão, até máquinas que podem soltar uma de suas partes e lesionar o trabalhador.

O cuidado deve ir muito além dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e deve incluir a própria estrutura do local de trabalho. Fique atento a isso.

O que fazer para se proteger dos ruídos ocupacionais?

Conforme já delineamos ao longo do post, você deve investir em EPIs e fazer a devida checagem dos riscos existentes no próprio local de trabalho onde o profissional executa suas atividades. Maquinários velhos, ferramentas inadequadas e demais disfuncionalidades devem ser sanadas a fim de criar um ambiente seguro e produtivo.

Se ainda não cuidou disso, a hora para mudar essa realidade é agora. Por ter as informações certas após ter lido este post, você estará em condições de fazer as devidas transformações para melhorar sua empresa.

Se gostou de descobrir quais são os riscos ocupacionais no processo de soldagem, então, acompanhe os nossos conteúdos publicados no Facebook.

Você também pode gostar

Deixe um comentário