Segurança do trabalho: qual a importância do treinamento de equipe?

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O treinamento de equipe é uma das principais medidas para construir um ambiente de trabalho seguro. Isso porque, além de boas políticas de segurança do trabalho, precisamos que os colaboradores conheçam as práticas e cooperem com a organização para alcançar zero acidentes na empresa.

A importância do tema é tão grande que a norma regulamentadora nº1 (NR1) lista os treinamentos e capacitações como parte das obrigações dos empregadores. Por isso, devemos ficar atentos, até mesmo, para evitar problemas legais.

Logo abaixo, explicamos os benefícios do treinamento de equipe em segurança do trabalho e trazemos uma checklist para aplicá-los na sua empresa. Continue a leitura!

Quais são os benefícios do treinamento de equipe?

Os programas de treinamento são ferramentas à disposição da empresa para corrigir lacunas (gaps) de competências. No caso da segurança do trabalho, reduziremos a distância entre os comportamentos ideais no trabalho e os realizados pelos funcionários.

Garantir a segurança dos funcionários

O benefício imediato é reduzir as atitudes inseguras e os acidentes de trabalho. Nos treinamentos, o profissional aprende sobre o uso de EPIs, cuidados com materiais, manejo de objetos e máquinas, providências antes e depois do trabalho etc. E tudo isso tem impacto nos resultados de segurança do trabalho.

Conscientizar os colaboradores

Seguindo o mesmo raciocínio, a capacitação é fundamental para que, a partir da educação e do conhecimento, os colaboradores entendam os riscos da atividade e sigam as diretrizes da empresa. É uma forma de convencimento e conscientização.

Desenvolver uma postura proativa nos colaboradores

Também faz parte da proposta do treinamento sair de uma postura reativa e passar a prevenir acidentes. Além disso, como estágio final, buscamos a proatividade, em que os próprios colaboradores estarão engajados com o objetivo de manter o ambiente seguro.

Construir uma cultura de segurança

Os treinamentos funcionam como artefatos da cultura organizacional. Eles são elementos externos que, uma vez presentes no ambiente de trabalho, consolidam o valor da segurança na mentalidade dos colaboradores e no modo de ser da empresa.

Melhorar a qualidade de vida da equipe

A qualificação contribui, ainda, para o bem-estar dos profissionais. Isso acontecerá não apenas em relação aos acidentes, mas também aos comportamentos que prejudicam a saúde gradativamente, como a exposição a agentes químicos e físicos no trabalho.

Como implementar o treinamento de funcionários?

Fazer o treinamento de equipes é o processo de identificar necessidades e tomar providências para satisfazê-las com iniciativas de educação. O passo a passo é o seguinte:

  • identifique quais são os padrões de comportamento desejados;
  • avalie os colaboradores e mapeie as necessidades de treinamento;
  • escolha os tipos de treinamento;
  • indique os responsáveis e disponibilize os recursos;
  • defina os indicadores de desempenho;
  • execute o programa de treinamento;
  • mensure os resultados.

Durante o processo, é importante contar com o envolvimento de gestores e líderes. Esses profissionais estão próximos à equipe e sabem quais são as necessidades. Além disso, eles próprios precisam controlar os comportamentos inseguros no dia a dia.

Com os devidos cuidados, o treinamento de equipe será um instrumento importante para o sucesso da segurança do trabalho na sua empresa. Afinal, fará com que os colaboradores tenham os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para reduzir os riscos de acidentes e doenças.

Gostou do conteúdo? Para aprofundar seus conhecimentos, complemente a sua leitura com 4 dicas para melhorar a gestão da segurança do trabalho na sua empresa!

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