Por que o uso de EPI na limpeza é tão importante?

uso de epi na limpeza
4 minutos para ler

Os profissionais de limpeza transitam por diferentes setores e vivenciam diversas situações na empresa, como o manejo de lixo e produtos químicos. O uso de EPI na limpeza pode parecer desnecessário, porém, nunca deve ser negligenciado, pois as consequências para a empresa e o indivíduo podem ser grandes e, em alguns casos, irreversíveis.

Preservar a saúde e bem-estar da equipe deve ser uma missão adotada por todas as empresas. Uma maneira de cuidar dessas pessoas é disponibilizar equipamentos de proteção individual de qualidade e específicos para cada situação de risco. Conheça, a seguir, quais são os EPIs usados na limpeza e qual a importância deles!

O que são e quais são os EPIs mais comuns na limpeza?

Os equipamentos de proteção individual servem para garantir a segurança do colaborador no exercício de suas atividades. Existem EPIs para diferentes riscos: físico, químico, biológico e ergonômico. O uso de EPIs na limpeza é indispensável, pois os produtos utilizados nesta atividade são compostos por substâncias químicas que, em contato com a pele, podem causar desde pequenas reações alérgicas até grandes problemas de pele ao trabalhador, como queimaduras. 

Citaremos, a seguir, os principais equipamentos usados em atividades de limpeza. Acompanhe.

Botas de segurança

O profissional deve estar sempre de calçado fechado, para minimizar o impacto no caso de queda de objetos sobre os pés, para evitar o contato da pele com substâncias químicas e para evitar acidentes, como quedas em locais molhados ou escorregadios. Os tipos de botas mais utilizados para esta atividade são as de PVC. 

Luvas

No mercado, encontramos diferentes tipos de luvas, no intuito de atender à necessidades específicas. Por isso, antes de adquirir os equipamentos de seus colaboradores, é importante saber qual melhor se adequa a realidade da empresa. As luvas que geralmente são utilizadas na limpeza são:

  • de látex — evitam a penetração de produtos e são confortáveis, se adaptam bem à mão;
  • de PVC — indicadas para o manuseio de agentes mais perigosos, como os corrosivos;
  • nitrílicas — também é uma luva mais resistente e protetora contra agentes químicos.

Avental ou uniforme impermeável

Não basta somente fornecer um uniforme comum para as pessoas da equipe de faxina. É preciso pensar que há um grande manuseio de líquidos, desde água limpa até com soluções diluídas. Os aventais ou uniformes impermeáveis são ideais para evitar que qualquer respingo entre em contato com o colaborador.

Máscaras

A inalação do ar contaminado por produtos de limpeza, gases e poeiras pode ser muito nocivo — geralmente, a longo prazo — à saúde do indivíduo. As máscaras ou respiradores devem ser utilizados em momentos específicos, nos quais sejam identificados os perigos, para evitar que as vias aéreas recebam a contaminação.

Qual a importância do uso de EPI na limpeza?

É comum encontrar empresas que fazem o uso de EPIs apenas para o cumprimento de normas e leis. Mas é preciso entender que eles são extremamente importantes para garantir a integridade física da equipe.

No momento da limpeza de um ambiente é comum que ele fique molhado ou escorregadio, o que configura como risco para o profissional que esteja no local. Assim, é importante o uso de EPIs — como as botas — para que tenha uma barreira antiderrapante entre o piso e o indivíduo.

Apesar de, muitas vezes, não ser perceptível, os profissionais de limpeza podem ter problemas respiratórios, por conta da inalação de produtos químicos. Além disso, aqueles que trabalham em locais muito empoeirados, como em arquivos ou almoxarifado podem também desenvolver alergias respiratórias.

Para evitar a exposição dos colaboradores à riscos desconhecidos, é recomendável realizar análises. Os ensaios químicos dão informações sobre a estrutura e composição de materiais que podem ser, inclusive, coletados no ar, como gases e poeiras, ressaltando impurezas e a presença de agentes nocivos. 

A instituição que garante a higiene ocupacional e direciona a sua equipe para o bom uso de EPI na limpeza tem uma diminuição no número de doenças e acidentes do trabalho. Dessa forma, o bem-estar e desempenho dos colaboradores aumentam, o que colabora para o desenvolvimento da empresa.

Para entender melhor sobre como funcionam os ensaios químicos para higiene ocupacional, entre em contato com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas.

Você também pode gostar

Deixe um comentário